Stripview

0 ThumbsUp

Células- Tronco

anonymous on 20. Mar, 2017 — Lang: Euskara

Células- Tronco
  • Description

    Sobre as celulas tronco

    Transcript

    Expand

    Há mais de 29 anos, a medicina estuda sobre as propriedades e maneiras de se usar as células-tronco do corpo humano, mas o que há de tão especial nelas?

    Células-tronco

    A célula tronco é o que os médicos chamam de "célula indiferenciada", porque diferente das células especializadas como as do coração ou de outros tecidos, as células-tronco não foram formadas com uma caracteristica unica para desenvolver uma função no corpo.

    Ela consegue se multiplicar, formando outras células-tronco como a original, isso é chamado de "divisão contínua" ou "auto-replicação".

    E a característica que mais chamou a atenção é a que a célula-tronco tem a capacidade de se transformar em outras células especializadas. Isso, para a medicina, chama-se “capacidade de transdiferenciação”.

    As células-tronco são divididas em dois grupos, as células tronco embrionárias e as células tronco não embrionárias, os dois tipos têm sua importância e particularidades, sendo que os dois compartilham as mesmas características basilares: potencial de multiplicação e de diferenciação.

    células-tronco embrionárias

    células-tronco não embrionárias

    As células tronco não embrionárias, mais conhecidas como células tronco adultas, estão em pequenas quantidades no organismo, dispersas nos diferentes tecidos, graças a isso elas só conseguem se transformar em poucas células dependendo da região em que está e por isso são chamadas de células multipotentes

    Células-tronco adultas, ou do tecido humano já formado, podem ser obtidas de diferentes tecidos, sendo as fontes mais conhecidas a medula óssea, o sangue e o tecido do cordão umbilical.

    Tags:
    biologia
Sign in or register to comment.